Home > Capela São Francisco de Assis

Padroeiro: São Francisco de Assis

Comemorado: 04 de outubro

Capela São Francisco de Assis

Nasceu em Assis, na Úmbria, filho de Pedro Bernardone, próspero comerciante.

Aos 20 anos, alistou-se no Exército de Gualtieri de Briene, que combatia o Papa. Voltando a Assis, restabelecendo-se de uma doença, dedicou-se aos pobres enfermos.

Em outubro de 1205, pareceu ouvir o crucifixo da Igreja de São Damião dizer-lhe: “Vai escorar a minha Igreja que está desabando”. Começa, então, um itinerário de despojamento das riquezas, das ambições, do orgulho e até das roupas do corpo para se revestir e desposar a Senhora Pobreza.

De eremita passa a pregador e se faz formador do primeiro núcleo da Ordem dos Frades Menores, depois com Santa Clara, da Segunda Ordem, feminina, e enfim, da Ordem Terceira para os leigos, solteiros ou casados. Morreu com 44 anos a 03 de outubro.

É modelo de vida evangélica autêntica e de perfeita configuração a Cristo de quem recebeu o carisma dos estigmas.

MESCEs

• Vladimir

Coordenadores

• Sebastião Alves
  • José Alberto de Abreu

Pastorais e Movimentos

• Catequese
  • Pastoral da Criança
  • Liturgia
  • Dízimo
  • Legião de Maria

Obras em andamento e/ou por fazer: Trocar o piso da capela; Trocar o piso da cantina; Fazer o rodapé do salão de festas; Verificação geral do telhado.

Festividade

• Celebra seu padroeiro, São Francisco, no dia 04 de outubro
  • Tríduo nos dias 01 à 04 de outubro.