Dados Pessoais

Nascido no estado de Minas Gerais, Monsenhor João Alves Guedes sempre teve interesse pela vida eclesiástica, tendo começado seus estudos na cidade mineira de Diamantina. Cursou o Ensino Médio no Rio de Janeiro, em Niterói, e anos depois foi para a cidade paulista de São Carlos, onde se graduou em Filosofia e, mais tarde, em Teologia, na Escola Teológica dos Beneditinos, no Rio de Janeiro. Após a sua ordenação sacerdotal, viajou para Roma, na Itália, onde passou dois anos aprofundando-se na fé. De volta ao Brasil, viajou para Salvador, na Bahia, onde fez pós-graduação em Liturgia na Universidade Federal de Salvador.

Monsenhor Guedes é escritor, autor de obras como “Domingo, nascimento de uma nova criação”, traduzido para espanhol e italiano, e “Celebrando e Aprendendo na Catequese”. Também realiza cursos e palestras em todo o país sobre diversos temas ligados a teologia e a liturgia. É também professor universitário, atuando hoje no ensino à distância do Centro Universitário Internacional (UNINTER), de Curitiba e trabalhando no Instituto Filosófico e Teológico do Seminário São José, de Niterói, e na Escola Diaconal Maria Auxiliadora, além de ser assessor de liturgia do Conselho Episcopal Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Ele já foi coordenador arquidiocesano de Pastoral e pároco nas paróquias niteroienses do Barreto, Cubango e da Ilha da Conceição. Em Rio Bonito, atuou na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em 1975, assumindo a liderança da igreja anos mais tarde, entre 2002 e 2009. Compositor, é da autoria de Monsenhor Guedes as canções que celebram os 250 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição neste ano de 2018. Atualmente, é pároco da Paróquia de São Lourenço, em Niterói.