segunda-feira, julho 16, 2018

Sábado Santo 2018

“A Vigília Pascal faz do Sábado Santo uma noite de luz

A Vigília Pascal antecede o dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus

A Semana Santa é a Semana das semanas! Neste tempo, vivemos a intensidade do Mistério Pascal, que é constituído pela Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. É certo que, a cada domingo, dia do Senhor, nós revivemos e celebramos esse mistério. E, é certo também que, em cada Santa Missa, celebramos vivamente o Mistério Pascal. Mas, todo o ano decorre desta Semana Santa. A Vigília Pascal é uma Fonte da graça de Deus. Nesta Semana, o nosso coração é alimentado pela força do amor do Pai.
Demos início ao nosso Sábado Santo com a bênção do fogo novo. Uma fogueira foi posta no centro do pátio. Durante minutos ela era a única luz presente. Até as luzes da Igreja são apagadas. Todo o povo se reúne na escuridão. Esta Liturgia é muito rica nos sinais, nos gestos e símbolos. Ocorreu então a bênção do fogo. O Círio Pascal, uma vela bem grande, foi aceso no fogo novo, trazendo o ano que estamos vivendo e duas letras do alfabeto grego, ou seja, o Alfa e o Ômega, que representam Jesus, nossa Luz, Princípio e Fim de tudo e de todos, Senhor do tempo e da história.
Centenas de fiéis adentraram à porta da igreja e, em silêncio, deram sequência à celebração.
A Vigília Pascal tem quatro partes fundamentais: Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia.
Este ano, houve um batismo, o do Francisco, que também fez sua Primeira Eucaristia. A Palavra de Deus que foi-nos dirigida, recorda toda caminhada do povo de Israel, aguardando o Messias, e apresenta Jesus como o verdadeiro Messias, Salvador. O Povo de Deus, pede a intercessão dos santos para que continuem perseverantes no seguimento de Jesus, que trouxe ao mundo uma Boa Notícia e alimenta-se da Eucaristia, Remédio Santo, que cura as enfermidades do corpo e da alma.”

From Sábado Santo 2018 – Vigília Pascal (Continuação). Posted by Paróquia São Pedro on 4/01/2018 (145 items)

Generated by Facebook Photo Fetcher 2